• Ezio Roberto

Corona vírus: Crise ou oportunidade?


Com a quarentena muitas pessoas ficaram desesperadas e um assunto muito comentado hoje é a possível quebra de pequenas empresas, demissões em massas, queda nas ações, renegociações de aluguéis entre outros, principalmente nas redes sociais e grupos de Whatsapp esses assuntos são abordados com frequência. Então tudo está perdido? NÃO!

Temos que nos manter positivos, essa é a primeira atitude: trabalhar a mente. Ao nos desesperamos e procurar por notícias sensacionalistas, nosso pensamento se alinha a essa atitude negativa, bloqueando as possíveis ideias e soluções para que possamos passar por essa crise sem sofrer tanto impacto.

Depois de 2 semanas de anunciada a pandemia e estarmos em confinamento social já podemos ver pessoas se unindo solidariamente para ajudar as pessoas, evitarem desperdício, compartilhar excesso de comida, dar atenção aos idosos que moram sozinhos, fazerem compras coletivas, entre outras ações que nos unem mais diante da separação física.

Pessoalmente já passei por 2 crises financeiras e apesar de perdas monetárias sobrevivi e aprendi muito, na crise você se dedica mais, se reinventa, se aprimora tornando sua capacidade de sobrevivência mais sólida com mais experiência, então o que podemos aprender com o passado e trazer para o momento atual?


Primeiro, vamos analisar quais os problemas principais:

  1. Não podemos sair de casa (pelo menos evitar ao máximo)

  2. Vamos ter perdas no nosso rendimento atual (pelo menos a maioria de nós)

  3. Não sabemos quanto tempo isso vai durar, mas sabemos que vai acabar

  4. A grandes empresas e governos também vão perder com a crise (com exceção de algumas que vão lucrar, mas não vem ao caso aqui)

  5. Nossa moral foi afetada e com isso nossa capacidade de pensar positivo.


Como transformar a crise em oportunidade



A adoção do trabalho em casa (home office) foi a solução usada para a maioria das empresas com essa possibilidade, numa pesquisa feita no Google Trends, aqui no Brasil, o termo de procura "home office" disparou entre 1 e 8 de março como demonstra essa imagem:



As pessoas que não querem perder sua renda estão procurando por trabalhos que podem fazer sem sair de casa. As redes sociais estão sendo mais usadas do que nunca. Quem trabalha com entregas (Mercado Livre, Ifood, Uber Eats, Rappi, etc) está com mais serviços do que nunca.

Então o que devemos fazer nesse período de crise?

Nos reinventarmos, procurarmos formas de trabalhar em casa, olhar com atenção quais empresas vão crescer e contratar mais colaboradores para dar conta da demanda, investirmos em cursos (existem muitos grátis disponibilizados por causa dessa situação) e utilizar as redes sociais para divulgar seus serviços/produtos.

Vamos torcer para que isso passe logo e aprender com essa situação.

2 visualizações0 comentário

Tel: (11) 98757-8424

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

©2018 by viagem dos sonhos. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now